...

Relatório da a16z aponta avanço de Google e Grok na disputa com o ChatGPT

Imagem destacada - Relatório da a16z aponta avanço de Google e Grok na disputa com o ChatGPT

Google e Grok reduziram a distância que os separa do ChatGPT entre os serviços de IA para consumidores, de acordo com a quinta edição do relatório sobre o mercado de IA da Andreessen Horowitz (a16z), publicada em 27 de agosto de 2025.

Mapa de dois anos e meio de uso de IA

O documento compila dois anos e meio de dados de empresas de inteligência de mercado, como Similarweb (para web) e Sensor Tower (para aplicativos móveis), e lista os produtos que têm atraído mais usuários.

Presença constante de 14 empresas

Pela quinta vez consecutiva, 14 companhias apareceram no ranking principal: ChatGPT, Perplexity, Poe, Character AI, Midjourney, Leonardo, Veed, Cutout, Eleven Labs, Photoroom, Gamma, Quillbot, Civitai e Hugging Face. Elas atendem a demandas que vão de assistentes gerais a edição de imagem e vídeo, geração de voz, produtividade e hospedagem de modelos.

Outras cinco — Claude, DeepAI, JanitorAI, Pixelcut e Suno — ficaram de fora apenas da primeira edição e representam usos como companhia, edição de imagens e criação de música.

Google conquista quatro posições

Pela primeira vez, quatro serviços do Google entraram no ranking de produtos web de IA generativa:

  • Gemini
  • AI Studio
  • NotebookLM
  • Google Labs

A separação em domínios próprios permitiu acompanhar o crescimento individual de cada um. No celular, o aplicativo Gemini manteve a segunda colocação, com cerca de metade dos usuários ativos mensais do ChatGPT. Quase 90% dessa base utiliza Android. Na web, o serviço também ficou em segundo, com aproximadamente 12% do volume de visitas do líder.

Entre as demais ferramentas do Google, o AI Studio apareceu em décimo lugar no ranking web, o NotebookLM em 13.º e o Google Labs em 39.º.

Grok e Meta AI na perseguição

O Grok, da xAI, alcançou a quarta posição na web e a 23.ª nos aplicativos móveis. O crescimento é considerado rápido: o serviço somava mais de 20 milhões de usuários ativos mensais após deixar de ser exclusivo da plataforma X no fim de 2024. Em julho de 2025, a versão Grok 4 impulsionou um salto adicional de quase 40%.

O assistente geral da Meta manteve o 46.º lugar na web e não entrou na lista móvel, cenário afetado pela notícia de que a ferramenta publicou postagens de alguns usuários sem consentimento.

Desempenho de outras plataformas

No celular, DeepSeek e Claude viram o crescimento estagnar; o primeiro recuou 22% em relação ao pico. Na web, o DeepSeek caiu mais de 40% desde fevereiro de 2025, enquanto Perplexity e Claude continuaram a avançar.

Participação chinesa

Três projetos chineses ficaram entre os 20 mais visitados na web:

  • Quark, assistente da Alibaba (9.º na web e 47.º no celular)
  • Doubao, modelo geral da ByteDance (12.º na web e 4.º no celular)
  • Kimi, chatbot da Moonshot AI (17.º na web)

Cerca de 75% do tráfego de cada um provém da China. Outros sete produtos originados no país — DeepSeek, Hailuo, Kling, SeaArt, Cutout Pro, Manus e Monica — também conquistaram usuários fora do mercado doméstico.

Nos aplicativos móveis, 22 dos 50 mais baixados foram desenvolvidos na China, mas apenas três são usados majoritariamente no país. Entre os destaques estão soluções da Meitu (Photo & Video Editor, BeautyPlus, BeautyCam, Wink e Airbrush), da ByteDance (Doubao e Cici), além de Gauth e Hypic.

Novatos e candidatos ao ranking

As startups de “vibe-coding” Lovable e Replit estrearam na lista principal, após ficarem de fora em março. Já produtos como PixAI, bolt, Blackbox AI, Clipchamp e Getliner (web) e Talkie, Seekee, Photo AI, AI Mirror e Arvin (mobile) ficaram à beira da inclusão.

A a16z destaca ainda que o levantamento mais recente traz 14 novidades entre os 50 melhores apps móveis, movimento atribuído à retirada de clones do ChatGPT das lojas, o que abriu espaço para soluções originais.

Fim

Com informações de TechCrunch

Copyright © 2025 Webmodo. Todos os direitos reservados.

Criado com o propósito de descomplicar a tecnologia e o marketing digital, o Webmodo é um blog voltado para empreendedores, criadores de conteúdo, profissionais de marketing e todos que desejam aprender e crescer no universo online.

Política de Privacidade

Política de Cookies

Termos de Uso

Contato 

Sobre