São Francisco (EUA) – 23 de agosto de 2025, 13h01 PDT. O responsável pelo Amazon AGI Labs, David Luan, justificou o acordo que levou a equipe fundadora da startup de IA Adept para a gigante do comércio eletrônico, um dos primeiros casos de “reverse acquihire” do mercado.
O termo descreve operações em que uma grande companhia contrata profissionais-chave de uma startup e licencia sua tecnologia, em vez de comprar a empresa por completo. No ano passado, a Amazon trouxe os fundadores da Adept e passou a contar com Luan, ex-CEO da jovem empresa, no comando de seu recém-criado laboratório dedicado a Inteligência Artificial Geral (AGI).
Em entrevista ao site The Verge, conduzida pelo repórter Alex Heath, Luan afirmou que espera ser lembrado “daqui a 50 anos” mais como “inovador em pesquisa de IA do que como inovador em modelos de negócio”. Para o executivo, faz sentido que companhias de grande porte busquem, agora, “massa crítica” de talentos e capacidade computacional.
Questionado sobre a decisão de deixar a própria startup, o pesquisador explicou que não queria transformar a Adept em uma fornecedora de “modelos pequenos” para o mercado corporativo. Seu objetivo, segundo ele, é atacar os “quatro problemas de pesquisa cruciais que ainda faltam” para chegar à AGI.
“Cada um desses desafios vai exigir clusters que custam dezenas de bilhões de dólares”, afirmou. “Como eu teria a chance de fazer isso de outra forma?”
Com informações de TechCrunch