A fabricante de eletrônicos Nothing foi flagrada exibindo fotografias profissionais de bancos de imagens como se fossem capturadas pelo recém-lançado Phone 3. Cinco imagens apresentadas em unidades de demonstração nas lojas, acompanhadas da frase “Julgue você mesmo. Veja o que nossa comunidade registrou com o Phone 3”, na verdade foram licenciadas em 2023, antes do lançamento do aparelho.
Um dos fotógrafos, que pediu anonimato, confirmou ao The Verge que a empresa comprou seu trabalho por meio do marketplace Stills. A análise do arquivo EXIF fornecida ao veículo comprovou que a foto não foi feita com o Phone 3.
O fotógrafo Roman Fox também declarou ao Android Authority que recebeu pagamento da Nothing pela imagem de um farol de carro, produzida em 2023 com uma câmera Fujifilm XH2s. Além desse registro, as amostras indevidas incluem uma escadaria em espiral, um copo, uma janela e o retrato de uma mulher olhando para a câmera, todos disponíveis para licenciamento no Stills.
Empresa fala em “falha pontual”
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), o cofundador da Nothing, Akis Evangelidis, atribuiu o problema a um “lapso” no processo de atualização das unidades de demonstração. Segundo ele, protótipos (Live Demo Units) precisam ser enviados cerca de quatro meses antes do lançamento com placeholders para testes. Esses materiais deveriam ser trocados por amostras reais na fase de produção em massa, o que não ocorreu em alguns equipamentos.
Imagem: anonymous photographer via theverge.com
Evangelidis afirmou que a companhia já trabalha para substituir as imagens e ressaltou que não houve intenção de enganar o público.
Com informações de The Verge