A Cloud Chamber, estúdio da Take-Two Interactive responsável pelo próximo título da série BioShock, dispensou mais de 80 funcionários — cerca de um terço de seu quadro de pessoal — e postergou a estreia do jogo, antes prevista para o fim de 2026 ou início de 2027.
De acordo com informações divulgadas por Bloomberg, as demissões fazem parte de uma reestruturação conduzida pela 2K Games, divisão da Take-Two que supervisiona a Cloud Chamber. A decisão ocorre após anos de desenvolvimento atribulado e indica que o novo capítulo da franquia ainda pode demorar a chegar ao mercado. O último lançamento, BioShock Infinite, saiu em 2013.
Para tentar colocar o projeto nos trilhos, a 2K contratou Rod Fergusson — ex-líder da equipe de Diablo na Blizzard e responsável por ajudar a concluir BioShock Infinite — para chefiar o estúdio. “Estou profundamente grato pelo trabalho realizado até agora e comprometido em construir um BioShock do qual nos orgulhemos e que os jogadores adorem”, afirmou Fergusson em comunicado.
Em memorando interno obtido pela revista Variety, o presidente da 2K Games, David Ismailer, declarou que, embora a empresa esteja “empolgada com os elementos fundamentais de jogabilidade” já desenvolvidos, optou por “retrabalhar aspectos centrais de um jogo BioShock” e, para isso, reduziu o tamanho da equipe e estendeu o prazo de produção.
Imagem: Jay PetersCloseJay PetersNews EditorPost via theverge.com
A Take-Two não respondeu a pedido de comentário feito pelo The Verge.
Com informações de The Verge