22 de agosto de 2025 — A chegada de Fidji Simo ao cargo de CEO de Aplicações da OpenAI, concluindo sua primeira semana na empresa, sinaliza uma reorganização interna que libera o cofundador Sam Altman para se concentrar em projetos de infraestrutura de larga escala, interfaces cérebro-computador e hardware de consumo.
Experiência para conduzir crescimento
Simo, ex-CEO da Instacart e veterana do período de hiper-crescimento do Facebook na década de 2010, passa a supervisionar a maior parte dos cerca de 3 000 funcionários da companhia. Investidores e parceiros enxergam na executiva o perfil necessário para transformar a startup — que ainda não é lucrativa — em uma empresa de capital aberto mais disciplinada.
Altman foca em computação e projetos paralelos
Com a nomeação, Altman permanece à frente de iniciativas de computação, pesquisa e do desenvolvimento de hardware de consumo em parceria com Jony Ive. Ele também cofundará, fora da OpenAI, uma nova startup de interface cérebro-computador ao lado de Alex Blania, CEO da Worldcoin.
No organograma interno, Altman continuará recebendo relatórios diretos de Greg Brockman (presidente e responsável por projetos de escala, como o data center Stargate), Mark Chen (chief research officer), Jakub Pachocki (chief scientist), Peter Welinder (vice-presidente de hardware de consumo) e Johannes Heidecke (head de segurança).
Atribuições de Fidji Simo
Simo deverá comandar a chamada “grande área de tecnologia de consumo” da OpenAI. As linhas de reporte finais ainda não foram definidas, mas a expectativa é que fiquem sob sua gestão:
- Brad Lightcap, diretor de operações (COO);
- Sarah Friar, diretora financeira (CFO);
- Kevin Weil, diretor de produto (CPO);
- Srinivas Narayanan, chefe de engenharia de software;
- líderes de marketing, política, jurídico e recursos humanos.
Um dos primeiros desafios será substituir a chief people officer Julia Villagra, que anunciou saída após apenas cinco meses no cargo para se dedicar a projetos artísticos voltados à compreensão da transição para AGI.
Imagem: Getty via theverge.com
Próximos passos para os produtos
O título de Simo — CEO de Aplicações — destaca que, hoje, a OpenAI possui apenas um aplicativo público: o ChatGPT. Entre os planos imediatos estão o lançamento de um navegador próprio e a introdução de links de afiliados em resultados de compras do ChatGPT, possivelmente ainda neste outono no hemisfério norte.
Até o momento, Simo divulgou somente uma mensagem no Slack apresentando-se aos funcionários e um post no blog da empresa repleto de otimismo sobre a era da AGI. A executiva segue em reuniões de alinhamento, mas, dada a velocidade típica da OpenAI, novas diretrizes devem ser anunciadas em breve.
Com informações de The Verge