Grandes empresas de tecnologia do setor de jogos na Índia começaram a desativar suas plataformas de apostas e fantasy games após o Parlamento aprovar, nesta quinta-feira (21), o Promotion and Regulation of Online Gaming Bill, 2025. O texto, que passou pelo Senado um dia depois de ser avalizado pela Câmara, veta jogos que envolvam dinheiro real e aguarda apenas a sanção presidencial – etapa considerada protocolar.
Gigantes do mercado desligam operações
Logo após a votação, unicórnios como Dream Sports e Mobile Premier League (MPL), além de startups como Gameskraft, Probo e Zupee, iniciaram o processo de encerramento de suas atividades remuneradas.
A Dream Sports, que tem entre os investidores Tiger Global, Multiples, Alpha Wave Global e TCV, já retirou do ar o app de fantasy rápido Dream Picks. Os aplicativos Dream11 e Dream Play permaneciam disponíveis até o fechamento da reportagem, mas fontes internas indicam que toda a operação de jogos pagos será encerrada assim que a lei entrar em vigor. A empresa, sediada em Mumbai, havia comunicado os funcionários em reunião interna na quarta-feira (20).
A MPL, apoiada por Peak XV, Times Internet, MSA Novo e Crown Capital, suspendeu todos os jogos com apostas e bloqueou novos depósitos. Segundo aviso no aplicativo, valores já creditados (menos o imposto GST) poderão ser sacados a partir de 22 de agosto de 2025.
A Zupee – financiada por WestCap Group, Tomales Bay Capital, Nepean Capital, AJ Capital e Z47 – também interrompeu imediatamente os jogos pagos, mas manteve gratuitos títulos populares como Ludo Supreme, Ludo Turbo, Snakes & Ladders e Trump Card Mania.
Outra afetada, a Probo (Peak XV, Elevation Capital e The Fundamentum Partnership) comunicou a paralisação de suas operações de dinheiro real “até novo aviso”. Já a Gameskraft, que não recebeu investimentos externos, deixou de aceitar apostas em seus aplicativos de rummy, enquanto o jogo de críquete fantasy Cricbuzz11, da Times Internet, foi descontinuado.
Reembolsos e incerteza para funcionários
Aplicativos das empresas informam que depósitos líquidos de GST serão devolvidos em até 30 dias. Paralelamente, centenas de empregados passaram a buscar novas vagas, temendo cortes de pessoal destinados a reduzir custos e atender aos investidores.
Imagem: techcrunch.com
Números de um setor bilionário
Segundo estimativas apresentadas por entidades do segmento em cartas ao primeiro-ministro e ao ministro do Interior, companhias de jogos com dinheiro real somam valor de mercado de 2 trilhões de rúpias (aproximadamente US$ 23 bilhões), faturam 310 bilhões de rúpias (US$ 3,6 bilhões) e geram 200 bilhões de rúpias (US$ 2,29 bilhões) em tributos diretos e indiretos por ano. A projeção era de crescimento anual composto de 28 % até 2028.
No X (ex-Twitter), o primeiro-ministro Narendra Modi celebrou a aprovação, afirmando que a iniciativa “fará da Índia um polo de jogos, inovação e criatividade”, ao mesmo tempo em que protegerá a sociedade “dos efeitos nocivos do dinheiro online”.
Embora haja possibilidade de contestação no Supremo Tribunal Federal indiano, a maioria das startups avalia que a disputa judicial seria difícil e não pretende seguir por esse caminho.
Com informações de TechCrunch