A Zoox firmou um acordo para utilizar o software de roteirização da The Routing Company, startup fundada pelo ex-líder do UberPool, James Cox. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 20 de agosto de 2025.
Pelo acerto, de caráter não exclusivo, a companhia controlada pela Amazon irá:
- adquirir uma licença do sistema desenvolvido pela The Routing Company;
- integrar cinco engenheiros da startup ao seu time, com foco em aumentar a eficiência e a escala do serviço de robotáxis.
James Cox assumirá o cargo de consultor sênior de product e responderá diretamente a Mike White, diretor de produto da Zoox, enquanto permanece como CEO da The Routing Company. Qualquer tecnologia criada por esses profissionais dentro da Zoox ficará sob propriedade da empresa de veículos autônomos. Os valores da transação não foram divulgados.
Experiência em transporte sob demanda
Desde 2020, a The Routing Company atende agências de transporte coletivo e já intermediou 3 milhões de viagens em 13 estados norte-americanos e cinco países. Para Cox, a aplicação do software em frotas autônomas acelera a disseminação dos benefícios da tecnologia.
“A otimização de rotas é um componente essencial, porém pouco valorizado, tanto na pilha de veículos autônomos quanto na de corridas compartilhadas”, afirmou o executivo.
Planos de expansão da Zoox
A Zoox pretende levar seu programa de passageiros-pioneiros a San Francisco e iniciar corridas pagas em Las Vegas ainda este ano. O movimento segue a tendência de outras empresas do setor que buscam parceiros externos para reduzir custos e acelerar operações, como Waymo, que firmou parcerias com Uber e Avis, e a Nuro, que terceirizou simulações para a Foretellix.
Com informações de TechCrunch