TikTok afirmou nesta sexta-feira (22 de agosto de 2025) que a proibição imposta pelo governo da Índia permanece válida, apesar de relatos de que o site da plataforma voltou a ficar acessível para alguns usuários no país.
“Não restabelecemos o acesso ao TikTok na Índia e continuamos a cumprir a determinação do governo indiano”, declarou um porta-voz da empresa em nota enviada à imprensa.
Um dirigente do Ministério de Tecnologia da Informação da Índia, que falou sob condição de anonimato, confirmou que o governo não revogou nem alterou o bloqueio aplicado em junho de 2020 com base na Seção 69A da Lei de TI.
Mais cedo, jornais locais divulgaram que o TikTok estaria retornando ao mercado indiano depois que alguns usuários conseguiram abrir o site sem utilizar VPN. A disponibilidade repentina, porém, durou pouco.
De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, o episódio foi provocado por um erro de configuração em nível de rede. Um incidente semelhante ocorreu em setembro de 2022, quando provedores de internet liberaram acidentalmente o acesso ao TikTok e a outros serviços bloqueados enquanto aplicavam atualizações de sistema.
Com informações de TechCrunch