A Meta pretende investir “dezenas de milhões” de dólares em um novo super PAC criado para apoiar candidatos na Califórnia que defendem regulamentação mais branda para a inteligência artificial. A informação foi divulgada pelo site Politico.
O comitê, batizado de Mobilizing Economic Transformation Across California, será comandado por Brian Rice, vice-presidente de políticas públicas da empresa. Rice argumenta que o ambiente regulatório em Sacramento pode “sufocar a inovação, bloquear o avanço da IA e colocar em risco a liderança tecnológica da Califórnia”.
A iniciativa surge no mesmo momento em que outros pesos-pesados do Vale do Silício, como Andreessen Horowitz e Greg Brockman, da OpenAI, prometem US$ 100 milhões para um super PAC com objetivos semelhantes.
Nos últimos meses, a equipe de lobby da Meta atuou contra o projeto SB-53, de autoria do senador estadual Scott Wiener, que obrigaria empresas de IA a publicar protocolos de segurança e relatórios de incidentes. No ano passado, a companhia também colaborou para barrar a aprovação do Kids Online Safety Act, considerado praticamente certo de passar.
A Meta já contribuiu financeiramente para diversos candidatos de partidos diferentes em disputas menores. Com o novo super PAC, a companhia sinaliza intenção de influenciar eleições estaduais mais amplas, incluindo a corrida para governador em 2026.
Com informações de TechCrunch